sábado, 17 de outubro de 2009

FORMAÇÃO DA ORDEM:: TEMPLO:: LUX:.

COSMO-BIO-LÓGICA, NOVO OLHAR PARA COMUNHÃO E HARMONIA DA CIVILIZAÇÃO DO 3° MÍLENIO.   by ATON

A ORD:: está ligada à corrente gnóstica.
A Gnosis (do grego gnosis) é o conhecimento superior que incita o homem a descobrir em si mesmo a centelha de Espírito pela qual ele pode se voltar para o absoluto. Dentro de seu TEMPLO:: LUX:.Marcada pelo pensamento hermético que deu origem a tantas filosofias libertadoras, escolas de pensamento e movimentos espirituais, a corrente do conhecimento e do fundamento através da inteligência raciocinada é a base de toda a vida espiritual para quem busca a sua LIBERTAÇÃO e ILUMINAÇÃO
Ela ilumina todas as grandes civilizações. Essênios, cristãos gnósticos, cultos dos mistérios, maniqueus, cátaros, alquimistas , rosacruzes, maçons, etc... dão testemunho da continuidade dessa corrente.Em contraposição ao comportamento dogmático ordinário, esses grupos mantiveram viva a tradição de uma salvação pelo conhecimento interior: a Gnosis.Herdeira dessa tradição gnóstica que vivifica no presente, a ORDEM:: responde hoje a uma tripla missão:*Relembrar aos homens a nobreza do estado humano verdadeiro, para convidá-los a empreender o caminho do Renascimento da sua alma;*Dar a conhecer as consequências práticas desse Caminho, A AQUELES QUE ACEITEM EM SEUS CORAÇÕES O CHAMADO, OU SÃO CONVIDADOS, isto é, as etapas desse processo de mudança interior;*Oferecer-lhes os meios concretos para percorrer o caminho proposto, abrindo assim o TEMPLO:: LUX:. de cada ser humano.A ORDEM:: TEMPLO:: LUX:. é uma instituição filosófica de cunho espiritual, cuja missão é possibilitar o retorno ao campo divino original daqueles que já não se satisfazem com as coisas do mundo e buscam descobrir o sentido mais profundo de sua existência.Sua tarefa é reconduzir os homens que procuram o sentido profundo da sua existência ao estado de homem verdadeiro no seu verdadeiro ESPAÇO de vida: o TEMPLO:: LUX:.Na mais pura tradição das Escolas dos Mistérios, a ORDEM:: mostra que, além do jogo mental e emocional, vibra o princípio original e imutável de Luz, a centelha do Espírito, cujo despertar abre o caminho da verdadeira vida e permite ao homem penetrar nos Mistérios.Sobre essa base, ela tem em vista o nascimento de um pensamento completamente novo que permite aos homens reencontrar livremente o seu destino original.Origem Incitando a um renascimento do pensamento hermético e gnóstico, ela intenta com os seus escritos reanimar o profundo valor libertador do Cristianismo Original: AUTO -ILUMINAÇÃO do homem interior.Ela apresenta ao mundo uma visão geral das artes, das ciências e das religiões, uma vasta síntese de Bondade, Verdade e Justiça, na qual os esforços humanos poderiam se orientar para a realização do objetivo elevado da Vida.Em nossa época, tiveram por tarefa revelar claramente os ensinamentos espirituais ainda velados nos textos do passado. Desse modo, eles tornaram atuais e acessíveis a todos o ensinamento e o caminho de libertação do homem alma-espírito, do homem-microcosmo, imagem e resumo do universo.
Deu-se em tempos muito remotos.
Os Essênios.... eram um povo humilde, de grande conhecimento, originário do Egipto, que formavam um grupo de SERES HUMANOS LIVRES , que abandonaram as cidades e rumaram para o deserto, passando a viver às margens do Mar Morto.
Foram uma das três principais INSTITUIÇÕES religiosas da Palestina
( Saduceus, Fariséus e Essénios)
...constituíram, nos primeiros anos dessa nossa era, uma comunidade fechada, iniciática, que guardou os aspectos esotéricos dos evangelhos, principalmente das parábolas do Mestre Jesus, o Cristo, apresentando um cristianismo muito mais profundo e filosófico do que daqueles cristãos que ficaram conhecidos como a ortodoxia. Dentre os grupos mais ativos nos dois primeiros séculos de nossa era destacam-se os naasenos (palavra em aramaico com o mesmo significado de ofitas, de origem grega), perates, sethianos (de orientação judaica) docéticos (que propunham que a natureza exterior do Cristo era ilusória), carpocráticos, basilidianos e valentinianos. Com o passar do tempo, os herdeiros da tradição gnóstica e maniqueísta foram mudando de nome, podemos indicar o aparecimento dos seguintes grupos:
entre os séculos III e IX:
Euchites, Magistri Comacini, Artífices Dionisianos, Nestorianos e Eutychianos;
no século X:
Paulicianos e Bogomilos;
no século XI:
Cátharos, Patarini, Cavaleiros de Rodes, Cavaleiros de Malta, Místicos Escolásticos;
no século XII:
Albigenses, Cavaleiros Templários, Hermetistas;
no século XIII:
a Fraternidade dos Winklers, os Beghards e Beguinen, os Irmãos do Livre Espírito, os Lollards e os Trovadores;
no século XIV:
os Hesychastas, os Amigos de Deus, os Rosa-cruzes e os Fraticelli;
no século XV:
os Fraters Lucis, a Academia Platônica, a Sociedade Alquímica, a Sociedade da Trolha e os Irmãos da Boêmia (Unitas Fratrum);
no século XVI:
a Ordem de Cristo (derivada dos Templários), os Filósofos do Fogo, a Militia Crucífera Evangélica e os Ministérios dos Mestres Herméticos;
no século XVII: os Irmãos Asiáticos (Irmãos Iniciados de São João Evangelista da Ásia), a Academia di Secreti e os Quietistas;
no século XVIII: os Martinistas;
no século XIX: a Sociedade Teosófica.Os Paulicianos formavam um grupo gnóstico ativo no Império Romano. Se declaravam contra todas hierarquias que exerciam seu poder para combater a iluminação interior. Até o século XI, os paulicianos foram mortos pela igreja romana, assim como o Maniqueísmo antes deles.
Mas o gnosticismo sobreviveu, sua luz e força continuaram a irradiar com os bogomilos...
A herança Gnóstica dos séculos XII e XIII, foram transmitidas aos Cátaros, que também foram perseguidos e mortos pela igreja romana.
Na Idade Média, o gnosticismo manifestou-se na Ordem dos Templários,
foi revivificada pela Rosa-cruz ,pelas mãos de Johannes Valentinus Andreae
mantiveram ligações com a Maçonaria,
com a Teosofia
e com o Martinismo.
Todos testemunhando o Cristianismo Interior,o TEMPLO:: LUX:. , descrevendo o caminho de retorno a ADONAI:.
e acreditava-se que Jesus (HOMEM SÁBIO, MESTRE LUX:. E AMOR UNIVERSAL, para nós da ORD:: e não divino.) foi membro E VIVEU JUNTOS MESMOS.Seus membros vestiam-se de branco, fazendo uma vida simples, de isolamento, de entrega a ADONAI:. , e seguiam em seus corações a intuição da LUX:.Existe mesmo um Manuscrito encontrado nos arquivos do Vaticano em 1923, pelo húngaro Edmond Szekely que obteve permissão para pesquisar os arquivos secretos à procura de livros que teriam influenciado Francisco de Assis, (outro personagem que consideramos MESTRE DE AMOR , E HOMEM SABIO) que confirmam este fato.
Muitos foram os que deixaram traços luminosos na memória dos homens... por terem criado escolas e movimentos INICIÁTICOS, que Tiveram esse objetivo mesmo sublime, A ORDEM:: DO TEMPLO:: LUX:.
Hermes, Zoroastro, Buda, Jesus, Mani, etcPor estar em comunhão com esses testemunhos, um IIR:. de LUX:. tem poder e força, nessas verdades eternas no coração dos homens que são dignos de Vivência-las atualmente.
O Homem, pensamento divino, chave do universo, é ilimitado na sua consciência. No seu coração reside todo o Plano do devir universal. Mas é necessário que ele renasça para essa dimensão.A ORDEM:: DO TEMPLO:: LUX:. perpetua a grande tradição gnóstica que é subjacente a todas as correntes espirituais que marcaram a história dos homens:
O ensinamento universal da libertação. Em todos os movimentos gnósticos encontram-se pontos característicos:*O homem não pertence só a esta natureza, pertence também a um mundo original perfeito de que guardou a nostalgia;*Ele sente-se estrangeiro nesta natureza, porque possui no seu coração uma centelha da vida original;*Nessa centelha da absoluta perfeição, nesse “TEMPLO:: LUX:. encontra-se o plano de regresso, a possibilidade da reconstrução do ser perfeito que ele é em essência;*Ser de carne e de sangue sujeito ao domínio desta natureza, ele possui contudo uma consciência cujas possibilidades, uma vez ligadas à centelha da origem, libertam o Conhecimento - a Gnosis - do caminho de regresso à sua Pátria verdadeira; O TEMPLO UNIVERSAL E CELESTIAL.*Um imenso processo, que deve ocorrer nele enquanto ainda vive, pode fazer nascer uma nova consciência e, com base na aspiração ao regresso, levá-lo ao estado de homem verdadeiro.
Esse processo implica o conhecimento do plano (iniciação) e um comportamento (rejeição do ego, amor por todos, libertação de todos os condicionamentos mentais e emocionais) que ligue o candidato às forças espirituais que realizarão nele a transfiguração.Este saber só pode ser transmitido por aqueles que realizaram em si mesmos esta ressurreição da consciência original.

Na ORDEM:: TEMPLO:: LUX:. existe a hierarquia de evolução e graus, onde este assunto se dá somente ao postulante iniciado o conhecimento.

Quanto as mulheres e a ORDEM:: tratarei numa postagem própria o assunto.

Assim sendo, deixo aqui aberto o CONVITE a todos que se interessarem a saber mais sobre como participar da ORDEM:: TEMPLO:: LUX:. mandarem para o e-mail: ordemtemplolux@gmail.com suas manifestações de aspirantes, que serão prontamente atendidos.

nunc et semper

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.