terça-feira, 6 de outubro de 2009

COGITO ERGO SUN



COSMO-BIO-LÓGICA, NOVO OLHAR PARA COMUNHÃO E HARMONIA DA CIVILIZAÇÃO DO 3° MÍLENIO.   by ATON






O PRINCÍPIO de uma mente operante se dá na sua FORÇA suprema, constituída por natureza e originalizada no LOGOS.
Assim sendo:
COGITO ERGO SUM
Para mim uma lógica na filosofia é que não se aprende filosofia, e sim a pensar filosoficamente. Partindo deste pressuposto a conclusão de Descartes é inequívoca.Em poucas palavras é difícil "provar".
No final da "Geometria",obra de 1637, Descartes afirma:
"Em matéria de progressões matemáticas, quando se tem os dois ou três primeiros termos, não é difícil encontrar os outros".
A partir do campo matemático, Descartes tende a ver o desconhecido como um termo ignorado, mas que será necessariamente descoberto desde que, a partir do já conhecido, seja construída uma "cadeia de razões" que a ele conduza.
O importante é que só se considere como verdadeiro o que for evidente, ou seja, o que for intuível com clareza e precisão. Mas nem sempre é assim, daí outros preceitos metodológicos complementares (preceito da análise e o da síntese) para tentar os preceitos mais complexos ( o da enumeração).
O intuito de tudo isto é um alvo real - é o que parece mostrar no "Discurso do Método e da Meditações", em que a exacerbação da dúvida, por via da hipótese, coloca em xeque a objetividade do conhecimento científico.
Se da máxima incerteza desponta uma primeira certeza - "Se duvido, penso" -, esta é ainda, contudo, uma certeza a respeito da própria subjetividade ("penso").

Nada fica até aí garantido a respeito de qualquer realidade exterior ao pensamento. Todavia, já é um primeiro elo na cadeia das razões - e basta uma primeira certeza plena para que a "ordem natural" faça jorrar luz sobre o que até então permanecia desconhecido. Isto leva à inevitável explicação do que está contido no "Se duvido, penso". Leva ao "Cogito": "Penso, logo existo"
(Cogito ergo sum).
Na ORGANIZAÇÃO CENTRO DAVIDA- COSMO- BIO -LÓGICA ,......O COMEÇO DE UMA AUTO- CONSCIENCIA É O DESPERTAR PARA O LOGOS.
autor do texto
ATON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.